Tomar água é fundamental para o bem-estar e a saúde de nosso organismo, um consenso entre os especialistas. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo diário varia conforme a idade da pessoa. Adultos devem tomar, em média, dois litros todos os dias para um bom funcionamento das funções vitais.

Entretanto, não é raro quando acontecem problemas com a aparência do líquido. Um dos mais comuns é ao apresentar a coloração verde. O que isso significa? Será que a pessoa precisa se preocupar? Isso pode causar algum problema à saúde?

O que significa a água verde?

Apesar da aparência e coloração estranhas, o fenômeno da água verde está relacionado a algo natural: o desenvolvimento de algas. São organismos microscópios que crescem e se reproduzem em rios, lagos, represas, mas também em galões e garrafas. Eles podem mudar a cor para amarela ou esverdeada.

É possível explicar esse acontecimento devido à exposição da luz solar ou a altas temperaturas como em chapas e fornos elétricos, conforme o próprio PROCON explica em seu site. Isso tem a ver com o processo de fotossíntese. Nele, acontece a proliferação do vegetal por conta da produção de clorofila, responsável pelas alterações.

Causa algum mal para a saúde?

As algas não causam prejuízos para a saúde do ser humano, mesmo que a coloração da água fique estranha e com aspecto não tão bonito a nossas olhos. Elas não são consideradas patogênicas ou provocam qualquer tipo de reação no organismo.

Por outro lado, esses vegetais são responsáveis por alterações nas características visuais e organolépticas do líquido. Ou seja, aspectos que podem ser percebidos através dos sentidos humanos, como cor, brilho, luz, odor, textura e sabor.

Em garrafas, galões e bebedouros, quando ocorre o desenvolvimento de algas nesses recipientes, elas liberam substâncias orgânicas e pigmentos. Assim, a água adquire odor e sabor desagradáveis, além de provocar mudanças químicas na propriedade.

De que modo evitar a alteração na água?

Para não haver alterações na coloração da água e o desenvolvimento de algas, é preciso tomar cuidados básicos. Um deles é evitar a exposição à luz solar ou a altas temperaturas através de armazenamento correto em lugares secos. Além disso, garanta que não há nenhum lacre rompido ou abertura indesejada no recipiente.

Outro ponto importante: evite consumir em locais onde não é possível saber a procedência do líquido. Em semáforos, por exemplo, a exposição à luz solar acontece de maneira prolongada, o que pode culminar no aparecimento dos vegetais.

Tome essas precauções não apenas em casa, mas também nos pontos de venda com garrafas e galões de água. É essencial seguir à risca as determinações para evitar possíveis transtornos. Evite ingerir a água se perceber qualquer mudança significativa na coloração ou odor. Procure sempre um profissional especializado para identificar e, se possível, solucionar o problema de maneira adequada.