Lavar as mãos. Usar máscaras ao sair de casa. Aplicar muito álcool em gel. Praticar o distanciamento social. Todos conhecemos essas medidas no combate à Covid-19, mas qual o papel da água mineral no combate ao vírus?

Infelizmente, não há evidências científicas a respeito de como o líquido pode atuar no organismo em relação ao Coronavírus. Entretanto, existem outros temas que merecem ser abordados no que diz respeito à transmissão e a ação no corpo humano.

A ingestão de água pode transmitir o vírus? Qual a ação da água mineral no organismo?  É recomendado beber esse tipo de líquido? Continue a leitura desse texto no blog da Lindoya Original para encontrar as respostas.

É possível ter transmissão?

Não existe a possibilidade da Covid-19 ser transmitida pela água. Seja água mineral ou natural, desde que potável. Quando há o serviço de filtragem e desinfeção, qualquer organismo prejudicial ao corpo é inativado ou até mesmo destruído. Por isso, não tenha medo de beber água.

Por outro lado, o esgoto merece atenção por uma questão de higiene. Amostras da Covid-19 já foram encontradas. Porém, não há comprovação que a transmissão aconteça. Lugares sem saneamento precisam de ações mais efetivas, pois a necessidade de combater o vírus é maior.

Ação da água mineral no organismo

Apesar de não ter estudos sobre a ação da água mineral em relação ao Coronavírus, é de conhecimento público que a ingestão de líquido ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. A DASA, empresa de diagnósticos clínicos, aponta a hidratação como uma das seis formas de prevenção à contaminação da Covid.

Um bom processo de hidratação significa manter o funcionamento correto de todas as células e de todos os órgãos do corpo humano. Mais que isso, evita o ressecamento das mucosas nasais, via conhecida pela entrada dos mais diversos tipos de vírus. Há ainda uma série de outros benefícios para nosso organismo.

Isso porque a água mineral é rica em minerais, como o zinco. Eles são responsáveis por auxiliar o sistema imunológico e proporcionar equilíbrio ao sistema linfático, cujo objetivo é combater as infecções. Ajuda também no controle da glicose, na resistência da insulina e pressão arterial, pois apresenta magnésio em sua composição.

Outros componentes da água mineral que possuem bastante importância para o organismo são o flúor, que ajuda na prevenção de cáries; sódio, que atua nos músculos e nervos; cobre, em que absorve ferro na forma de hemoglobina; cálcio ao prevenir osteoporose e cuidar dos ossos; e sulfato, que auxilia na digestão.

Cuidado com as fake news

Apesar do papel importantíssimo da água mineral para o bom funcionamento do organismo, ainda não há qualquer comprovação científica de que ela auxilia na prevenção à Covid-19. Recentemente, houve uma fake news em que a recomendação era a ingestão do líquido a cada 15 minutos, algo sem fundamento nenhum.

Recomenda-se o processo de hidratação, independentemente da idade e do seu objetivo, pois não irá acarretar em problemas ao corpo. Pelo contrário, é a falta de água que traz consequências. No caso do Coronavírus, o que continua valendo são as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), portanto.